rotogravura - definizione. Che cos'è rotogravura
Diclib.com
Dizionario ChatGPT
Inserisci una parola o una frase in qualsiasi lingua 👆
Lingua:

Traduzione e analisi delle parole tramite l'intelligenza artificiale ChatGPT

In questa pagina puoi ottenere un'analisi dettagliata di una parola o frase, prodotta utilizzando la migliore tecnologia di intelligenza artificiale fino ad oggi:

  • come viene usata la parola
  • frequenza di utilizzo
  • è usato più spesso nel discorso orale o scritto
  • opzioni di traduzione delle parole
  • esempi di utilizzo (varie frasi con traduzione)
  • etimologia

Cosa (chi) è rotogravura - definizione

  • Gravura mecânica de um cilindro hélio

rotogravura         
sf (roto1+gravura) Tip
1 Processo de impressão que permite a tiragem de heliogravuras em uma rotativa especial.
2 Gravura impressa por esse sistema.
3 Processo de rebaixar, por meio de mordentes, as superfícies de impressão da chapa, em diferentes profundidades, segundo a intensidade que se quer dar à cor.
Rotogravura         
Rotogravura é um tipo de impressão onde a matriz é em baixo relevo e a imagem é gravada em um cilindro feito geralmente de cobre. Tem alta velocidade de impressão, sendo indicado para altas tiragens.
rotogravura      
s.f. (-sXX cf. AGC) -gráf
1 processo de heliogravura que utiliza forma (ô) cilíndrica de cobre para impressão rotativa; heliogravura rotativa
2 p.met. estampa ou qualquer trabalho impresso obtido por esse processo
-etim 1 rot- + -o- + gravura ; ver rod- e grav-

Wikipedia

Rotogravura

Rotogravura é um tipo de impressão onde a matriz é em baixo relevo e a imagem é gravada em um cilindro feito geralmente de cobre. Tem alta velocidade de impressão, sendo indicado para altas tiragens. Possibilita frente e verso e imprime todas as cores em apenas uma passagem.

O primeiro projeto de uma máquina com matriz de impressão apresentando o grafismo gravado, foi patenteada em 1784 por Thomas Bell. Porém, o primeiro projeto de um equipamento rotativo de impressão a utilizar deste tipo de processo data de 1860, e deve-se a Karl Klic, que é considerado pai da Rotogravura.

Na Rotogravura, a impressão aplica quantidade de tintas em diferentes partes do impresso. Isso é possível graças à gravação de células em um cilindro revestido com cobre e cromo. A gradação das tonalidades da imagem é determinada pela profundidade das células: as profundas contêm mais tinta, assim imprimem tons mais escuros; as rasas, com menos tinta, resultam em tons mais claros. Depois de ser gravada no cilindro revestido com cobre, a imagem é recoberta com cromo para dar maior durabilidade.